Clientes a alma do negocio

Clientes são a alma do negócio. Saiba como atendê-los.

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Clientes a alma do negocio

Podemos concordar em uma coisa: as palavras importam. Especialmente no atendimento a clientes, o vocabulário que usamos pode atrair ou repelir um. 

Quando os clientes chegam para serem atendidos quer seja em uma loja física, pelo chat ou e-mail, já estaremos lidando com pessoas confusas, estressadas ou chateadas.

Como podemos neutralizar essas emoções negativas e avançar para uma solução construtiva de auxílio aos clientes?

Usando uma linguagem positiva poderá fazer toda a diferença. Vamos dar uma olhada em algumas palavras e frases que podem tornar a experiência de suporte aos clientes bem melhor:

  1. Eu Compreendo.

Os clientes confusos veem em você a pessoa certa para chegarem com o seus problemas ou questões.

Sentir-se ouvidos e compreendidos é essencial para que você possa avançar. Quando o cliente conta o seu problema, peça para ele repetir dizendo: “Eu quero ter certeza que entendi para poder ajudâ-lo”.

Evite dizer que você não entende por que ele está confuso. Se você mesmo estiver confuso sobre a pergunta, é o momento para dividir o problema em partes menores e assim ter a confirmação passo a passo do cliente. Quando você está com as questões bem claras poderá ajudar o cliente a tomar a decisão certa mostrando para ele as opções disponíveis para a solução do problema e assim deixa-lo escolher o que é melhor para ele.

  1. Certamente.

Melhor do que sim, certamente é definitivo e reconfortante para um cliente confuso. Sua confiança é contagiosa. Se você expressá-la, seu cliente vai sentir isso também. E se você e seus funcionários podem fazer os seus clientes se sentirão bem, eles voltarão novamente e novamente. Construir a auto-estima dos clientes agrega valor ao seu produto ou serviço.

  1. Eu Ficaria Encantado.

Isso pode soar excessivamente entusiasmado para você. Muitas pessoas têm vergonha de expressar esse tipo de emoção fora do âmbito familiar ou do seu círculo de amigos. 

Experimente para ver o que acontece:

Em primeiro lugar, ele provoca um sorriso espontâneo no cliente que pode absolutamente ser percebido até através do telefone.

Segundo, isso mostra que você gosta do seu trabalho, e agora o seu trabalho é estar focado neste cliente e nada mais.

Terceiro, ele transmite um nível de interesse em resolver o problema do cliente que é invulgarmente elevada. O cliente vai se lembrar que você estava especialmente determinado e feliz em poder ajudá-lo.

  1. Vamos Dar Uma Olhada Mais De Perto.

Usando uma linguagem que inclui os clientes no processo da solução dos problemas, poderá fazê-los se sentir competentes e no controle, que é o que eles não tem quando estão se sentido chateados. Você está trabalhando em conjunto para analisar sua situação e superar seus obstáculos. Faça deles como se fossem parte de sua equipe e deixe eles terem de volta o poder sobre suas decisões. E não esqueça de elogiá-los se eles vierem com uma boa ideia ou aceitarem a sua ideia como boa. Quando uma equipe é bem sucedida, todo mundo começa a ganhar crédito.

  1. Eu Sinto Muito.

O problema do seu cliente provavelmente não tem nada a ver com qualquer coisa que você, pessoalmente, tenha feito ou dito, mas você é o cara, a voz, e o representante humano de tudo que a sua empresa fez no passado. Um pedido de desculpas pode percorrer um longo caminho para acalmar um cliente irritado, é importante para eles sentirem que você está assumindo a responsabilidade pelas circunstâncias em que se encontram. Vá em frente e peça desculpas e seja sincero.

  1. Direito e deveres.

Se você pode, resolva mesmo a situação do cliente, diga-lhe que está fazendo isso agora, enquanto ele está falando com você. Se você tem que apresentá-lo ao seu supervisor ou outra pessoa, que eles saibam que você vai fazer isso imediatamente após sua conversa. Diga-lhe que você sabe o quanto é importante seguir adiante e, especialmente se ele se sentiu negligenciado no passado, que você nunca iria deixá-lo novamente sem o suporte adequado.

E uma última coisa sempre diga: Obrigado.

A coisa muito mais importante que você pode dizer a um cliente, não importa como ele se sinta.

  1. OBRIGADO.

Sim, você os ajudou. Sim, eles devem estar se sentido felizes por você ter sido agradável, ter conhecimento, sendo amigável e gentil. Mas eles são os seus clientes e só isso, eles merecem o seu agradecimento. Deixe o seu agradecimento ser a última coisa que vão ouvir de você e a impressão que terão de você e de sua empresa será ótima.

Ter um vocabulário de apoio ao seu cliente que antes estava insatisfeito e agora está feliz por você ter resolvido o problema dele é uma grande ferramenta de marketing. Alterar a forma de como falar com os clientes pode transformar o que parecia em um dia ruim em um ótimo dia para você e seu cliente.

Relacionamento com cliente não tem que ser longo para ser agradável e nem para mudar o humor em uma forma positiva. Não basta ajudar seu cliente com o seu problema, mas sim melhorar suas perspectivas com relação a solução dele.

Eles vão lembrar de você e de sua empresa com um sorriso e uma futura compra.

Infelizmente hoje o que vemos são muitas pessoas simplesmente querendo empurrar algo nos clientes e não estão nem um pouco preocupados com o resultado posterior.

Isso serve para qualquer segmento do mercado quer seja físico ou virtual, quando um cliente chegar até você, o receba bem, demonstre felicidade ao recebê-lo para ter certeza que está no lugar certo quer seja para comprar uma caneta, um carro ou resolver algum problema.

Não esqueça da pós venda, tente saber como seu cliente se sente com aquilo que adquiriu se está satisfeito ou não. Em um mercado onde a concorrência é praticamente uma luta de espadas. Um sorriso pode fazer a diferença na hora da venda.

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