método rápido de persuasão

Um único mas eficaz método que influencia as pessoas rapidamente.

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Funciona como mágica: um método pouco conhecido que influencia a pessoa em segundos.

 

Técnicas de influência variam consideravelmente em como sendo eficaz, ética e de fácil execução. No final fácil, mais ético do espectro, é afirmar o direito que alguém tem para escolher entre o sim e não. 

Uma estratégia benigna  passa a ter o efeito colateral útil de aumentar a convicção.

Mas e se você estiver Pensando em usar um pouco mais de esforço para obter muito mais poder persuasão? 

Então, talvez a técnica de ressignificação  seja para você.

Porém uma palavra de advertência:

Essa técnica é muito mais barata (porém muito mais eficaz) Pode ser que alguns achem que isso  fosse como enganar, e outros acharem moralmente questionável.

Bom vamos entender como isso funciona na prática, aqui está o estudo original  que começou toda essa linha de pesquisa.

“$ 3,00 contra 300 moedas de um centavo”

Davis e Knowles (1999) demonstraram a técnica de ressignificação com a venda de cartões de porta em porta para uma instituição de caridade local. Aqui estão duas diferentes estratégias que eles usaram:

Na condição de venda ‘normal’ ele dizia para as pessoas que eram $ 3,00 dólares para adquirir 8 cartões. Usando essa maneira fizeram vendas em 40% dos domicílios.

Na condição de “ressignificação” disseram para as primeiras pessoas que eram 300 moedas de um centavo para adquirir 8 cartões, imediatamente seguida por: “… que é uma pechincha!” Essa forma escrita incentivou 80% das famílias a comprarem os cartões.

É uma enorme diferença para o que é apenas uma pequena mudança na forma de escrever. Então,  por que isso funciona?

A ressignificação funciona porque interrompe o processo normal da rotina de pensamento. Essa mudança torna o pensamento mais difícil por alguns instantes. 

Neste caso, a atenção das pessoas é desviada enquanto elas tentam processar estas enigmáticas “300 moedas de um centavo ” e por que alguém iria mencionar o preço em centavos em vez de dólares.

E quando isso acontece, vem a ressignificação.

Neste caso, as palavras são: “É uma pechincha!”.

Enquanto as pessoas estão distraídas pelo preço em centavos (por um segundo ou dois), elas ficam mais propensas a aceitar apenas a sugestão de que os cartões são uma pechincha.

A interrupção só funciona por um segundo, a ressignificação tem que vir imediatamente, antes que o raciocínio crítico das pessoas voltem ao seu estado normal.

Surpreendentemente poderoso.

Muitos podem perguntar se este efeito funcionaria em outro lugar. Isso parece improvável, pois já foi testada em 14 estudos diferentes e  em centenas de participantes (Carpenter & Boster de 2009 ).

A ressignificação tem sido muito usada para aumentar doações de caridade, incentivar as pessoas a preencher pesquisas e ajudar a mudar suas atitudes. É ainda surpreendentemente eficaz em situações de vendas onde as pessoas normalmente são cautelosas com esses tipos de abordagens.

Os tipos de interrupções usadas podem parecer bastante infantis. 

Em um estudo, pesquisadores tentam impulsionar as vendas de bolos para fazer caridade referindo-se a eles como ‘biscoitos’. Em outra solicitando doações de caridade, que usou a frase “algum dinheiro” para torná-lo “dinheiro algum”.

Sem muito sentido, e esse é o ponto, a interrupção deve ser levemente confusa, e não um jargão total.

Em média Carpenter e Boster descobriu que a ressignificação é mais forte do que as outras técnicas de persuasão padrão, incluindo e afirmando autonomia.

Mesmo que você não quiser usá-la, é bom conhecer a técnica de ressignificação. Se um vendedor lhe diz algo confuso, então você percebe rapidamente a resignificação ( “Entre você e eu. Este carro está com um valor incrível.”).

Certifique-se e use seu tempo para pensar bem antes de tomar uma decisão de começar a reformular suas ações com um certo ceticismo.

É incrível como uma manipulação tão simples tem o poder de confundir.

Espero que tenha gostado do artigo, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário logo mais abaixo. Gostaria de saber o que funciona para você!

  • Ótimo Artigo ! Os artigos publicados neste blog é muito bom, sempre tem artigos interessantes e com bastante informações e ótimas dicas .

    Parabéns !

  • Que bom que está gostando! sempre penso em levar informação que realmente possa ser colocada em prática pelos meus leitores. Obrigado.