seu blog atrai ou repele seus leitores?

Seu blog atrai ou repele seus leitores?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Ao contrário da crença popular, como o seu blog parece pouco tem a ver com o grande projeto do blog em si.Sim, um bom design no blog dá-lhe uma vantagem, mas essa é a última coisa com o que você deve se preocupar.

Então, o que fazer com o design do blog?

Responda a esta pergunta:

Por que as pessoas visitam o seu blog?

Existem três tipos de blogs. Há blogs que incidem sobre o conteúdo de texto, conteúdo de áudio ou conteúdo de vídeo.

 

Qual é o seu?

Você provavelmente tem um blog que se concentra em conteúdo de texto, e isso é perfeito.

Então, qual é a coisa mais importante em seu site?

Não é o seu design … Não é o seus formulários de cadastro … É seu texto.

A coisa mais importante em um blog baseado em texto é o texto.

Mas a questão permanece …

 

O que fazer com o design do blog?

Se o texto é a coisa mais importante na sua página, então a primeira coisa com que você precisa se preocupar é como aparece seu texto, ou a sua tipografia.Felizmente, hoje a todas as plataformas facilitam as configurações de tipografia o que faz com que você possa escolher como seu texto vai aparecer para seu leitor.

 

Mas depois de essas configurações de tipografia, com o que mais você deve se preocupar? Como as pessoas interagem com o seu conteúdo visualmente, e por que isso é importante.

Cada blog tem o que é chamado de: Uma hierarquia visual, que é chique para as informações que o texto transmite sem que as pessoas precisem lê-los.

 

“Espere o que?”

Blogs de conteúdo têm estrutura. Há títulos, subtítulos, texto normal, links e citações em bloco.

(Em casos raros, você também tem legendas, call-outs, citações do bloco, e outras formas de texto diferenciado, mas isso é assunto para outro dia).

Cada pedaço desta estrutura tem um objetivo diferente … e o mais importante … parecer diferente das  outras peças.

 

Então, deixe-me mostrar isso logo abaixo para você:

A Headline – O ponto de seu título também chamada de manchete e serve para agarrar a atenção, e é por isso que muitas vezes é o maior pedaço de texto em seu blog.

 

O subtítulo – Os seus subtítulos também chamam a atenção, e seu principal objetivo é transformar scanners em leitores. Assim, ele deve ser tão convincente quanto seu título principal, e, portanto, maior do que o outro texto na sua página (além de seu título).

 

Os Links – Suas ligações são muitas vezes em uma cor diferente do que o resto do seu texto, e essa é a forma como deve ser. Links atraem cliques.

(Aviso: Eu vi algumas pessoas que fazem seus títulos e subtítulos da mesma cor de seus links, isso é um erro há um texto que você lê e há texto que você clica então não confunda as duas coisas…)

 

As listas – Listas quebram grandes blocos de texto, e uma vez que as pessoas têm períodos curtos de atenção, isso ajuda você a transformar scanners em leitores, e também ajuda a manter os leitores interessados a ler.

 

O texto normal – Este é autoexplicativo. Este é o texto que as pessoas leem em seu site, e não deve ser não menor do que 14 pixels. (Eu geralmente uso os tamanhos 16 ou 18 para o texto normal).

 

Agora, por que isso é importante?

Se o seu blog não tem estrutura, você vai confundir seus leitores. Eles não saberão ondem podem clicar ou não.

Eles não saberão como descobrir sobre o que é o seu artigo sem lê-lo.

Mas depois de sua hierarquia visual e tipografia, com o que mais você deve se preocupar?

 

Qual é o objetivo principal do blog?

Olha, quando você tem um blog, você está fazendo isso por uma razão. Você está fazendo isso para os leitores, para transmitir conhecimento, e em alguns casos, reflexão (mas vamos ser sinceros, se você faz isso para refletir, você não iria fazê-lo em público 😀 ).

É provável que você o fez por algum motivo financeiro, e isso é perfeitamente aceitável. Blogs sérios geram uma tonelada de trabalho, e você deve ser compensado por isso.

 

Então, uma vez que já tem um blog, agora você tem que decidir qual o principal objetivo dele. Se é gerar receita, qual será a melhor maneira de aumentar essa renda?

Em alguns casos, pode ser necessário adicionar anúncios em seu blog, e isso é bom. No entanto, se você estiver vendendo produtos, serviços ou a criação de sites de inscrição paga, eu recomendo que você use o e-mail marketing. 

É a melhor maneira de capturar Contatos que compram e continuam a comprar.

 

Dado o meu foco na construção de uma lista de e-mail, a próxima parte de um grande projeto do blog é tudo sobre como as pessoas vão se inscrever em sua lista de e-mail.

Veja no meu blog. Eu uso uma caixa de inscrição na lateral esquerda e uma janela que se abre na roda pé do lado direito. Isso é intencional porque temos tendência em olhar primeiramente para o lado esquerdo e depois para baixo.

 

Mas agora que você tem seus objetivos em linha reta, o que é a próxima coisa importante? Agora é o tempo para se concentrar no design blog?

Não.

As pessoas podem encontrar a informação que eles procuram?

Quando as pessoas visitam seu blog, é claro que o visual é importante para construção de confiança, mas se as pessoas não podem encontrar o que querem, o seu design é inútil.

Como você pode ajudar as pessoas a encontrar o que eles querem?

 

Isso é fácil.

Criar páginas de recursos. 

Você precisa criar páginas de recursos também, e você precisa delas para que seu leitor encontre facilmente as informações que deseja encontrar. 

Eu, pessoalmente, acredito que elas devam ser destaque em sua navegação ou na barra lateral.

Mas uma vez citando como exemplo meu blog você pode notar que abaixo do logo tenho uma página que são os arquivos do blog e na lateral os artigos mais populares a caixa de pesquisa e as categorias.

 

A maioria dos blogueiros usam uma única característica de itens de navegação, como “Inicio, sobre e Contato.” No entanto, isso é um erro. Isso não é descritivo. Isso não ajuda as pessoas a encontrar a informação que seu blog fornece.

Páginas de recursos, por outro lado, ajudam a encontrar exatamente o que eles querem … em apenas alguns cliques.

 

Agora, o que mais você precisa na arquitetura do seu blog?

Finalmente, você pode se concentrar no design do seu blog …

… Mas não é sobre ser extravagante.

É sobre ter um design coeso no blog.

Escolha uma boa fonte para o seu logotipo.

Escolha outra boa fonte para os cabeçalhos da barra lateral.

Escolha uma cor para seus links e, em seguida, uma outra cor para qualquer outra parte de textos etc.

Mantenha um visual limpo e de fácil compreensão.

Não use cores berrantes.

 

Tenha um blog que seja bem fluido tanto no computador quanto no celular, pois hoje em dia muita gente acessa por esse dispositivo.

Acgo que você iria gostar de ler o artigo Como ganhar dinheiro com blog

Espero que esse artigo tenha ajudado você a analisar bem o seu blog e ver se ele está precisando de mudanças para melhorar o engajamento dos seus leitores.

 

Deixe um comentário abaixo e deixe-me saber o que você pensa a respeito.

  • Adorei seu poste muito interessante adorei ler , obrigado por compartilhar essas informações legais para agente !

  • Obrigado Sheila! que bom que está te ajudando……

  • Belo poste bem explicado ajudou bastante, era o que procurava na web foi de grande relevância para mim seu poste parabéns por compartilhar essas informações conosco.

  • Obrigado! que bom que te ajudou….