como fazer conteudo email e redes socias trabalharem em harmonia

Porque os meios de divulgação precisam trabalhar juntos?

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porque fazer conteudo email e redes socias trabalharem em harmonia

Porque Marketing de Conteúdo, E-mail e mídias sociais precisam trabalhar em harmonia com seus negócios.

Como proprietário de uma pequeno negócio, você usa vários meios de comunicação, e alguns deles provavelmente se encaixam melhor do que outros.Entenda porque é preciso criar uma harmonia entre esses três meios de divulgação. 

Não é incomum para os pequenos empresários se sentirem desconfortáveis no seu papel de chefe. Afinal em um micro negócio você precisa cuidar de tudo. O crescimento do marketing online adicionou complexidade, nuance, e poder para os pequenos negócios. 

Enquanto você tenta se familiarizar com as formas de divulgar seus negócios on-line através de marketing de conteúdo e-mail e redes sociais, você pode não ter certeza de como elas funcionam juntas, ou exatamente como integrar seus esforços para alcançar o máximo de resultados.

Mas fique tranquilo porque você não está sozinho.

Em uma escala de um a cinco, sendo cinco muito eficaz e um ser completamente ineficaz, 67 por cento dos empreendedores de negócios para negócios e 63 por cento dos empreendedores de negócios para consumidor dizem que estão no nível 5.

Mas no final realmente estão entre média dois ou três quanto à eficácia com relação ao marketing nos negócios.

Muitos têm planos e se reúnem regularmente para discutir o seu marketing, mas ainda não estão se sentindo tão eficazes como eles querem ser. 

Se os profissionais de marketing já estão bem situados nessa harmonia será que há esperança para o pequeno empreendedor que não está tão acostumado a lidar com o marketing de seu negócio, e conseguir lidar com isso e assim obter os resultados que espera?

Seus negócios podem executar um plano de marketing on-line, incidindo sobre alguns elementos e empregá-los em harmonia: o marketing de conteúdo, e-mail e meios de comunicação social. Para fazer isso, vamos rever as noções básicas de cada um.

Conteúdo de Marketing

O conteúdo funciona como “… uma abordagem de marketing estratégico focado na criação e distribuição de valor, relevante e consistente de conteúdo para atrair e reter um público claramente definido.

E, finalmente, para dirigir a ação do cliente rentável” Em termos leigos, isso se traduz para qualquer coisa que você criar e publicar para o consumo público com o objetivo de promover negócios.

A criação de conteúdo é a melhor maneira para se comunicar e chamar a atenção do leitor e com isso fazer com que ele tome alguma atitude.

As maneiras de utilizar esse tipo de abordagem são:

Blog

Vídeo

O email

Auditivo

Infográfico

Apresentação

Existe várias maneiras como esse conteúdo vai chegar ao seu público alvo: 

Boletim de Notícias

Subscritores de RSS (feeds)

Redes sociais

Campanhas de email

Os grupos comunitários

Fóruns

Podcasts

Impressos

Workshops

Porque o marketing de conteúdo funciona?

Marketing de conteúdo funciona porque dá ao destinatário algo de valor, tais como informação ou entretenimento, tudo ao mesmo tempo e eleva a visibilidade e credibilidade do negócio como um provedor de valor. 

Ele permite que você alcance um número tão amplo de alvos da maneira que você deseja

Ele cria associações entre empresas e consumidores e cria uma conexão positiva.

 

E-mail marketing

E-mail marketing é uma forma eficiente de se comunicar e permanecer conectado com seus clientes e ao mesmo tempo, promover o seu negócio. É um canal de distribuição de conteúdo. 

Campanhas de e-mail comuns consistem em anúncios de produtos ou serviços, um boletim da empresa, levar carinho e promoções de vendas.

Numerosos estudos têm explorado como e-mail marketing funciona, por que funciona, porque frequentemente as empresas devem enviar e-mails, que conteúdo os e-mails devem ter, o que você pode colocar em um e-mail que vai levar o destinatário a tomar a ação, e muito mais.

Veja uma lista que a Salesforce   fez sobre estatísticas interessantes sobre e-mail marketing, incluindo:

E-mails promocionais solicitando 44 por cento das pessoas para fazer pelo menos uma compra em um período de 12 meses.

Sete em cada 10 pessoas vai usar um cupom de desconto a partir de um e-mail.

Sessenta e quatro por cento das pessoas dizem que abrem um e-mail por causa da linha de assunto.

Mais de um quarto dos consumidores disseram que suas empresas favoritas deveriam investir mais em e-mails.

Cerca de 84 por cento de todo o tráfego de e-mail é spam.

E-mail marketing funciona, mas somente se ele é feito com sabedoria. E-mails  que vão para as caixas de entrada de pessoas que não têm interesse em sua empresa ou produto são inúteis. Perdem tempo e dinheiro e irritam os consumidores desinteressados.

As chaves para o sucesso das campanhas de e-mail são simples:

Concentre-se no crescimento da lista de assinantes de e-mail. 

Solicitar e-mails através de seu site, blog, canais de mídia social, ou por meio de promoções nas lojas. Esses consumidores já estão conscientes do seu negócio e são mais propensos a serem receptivos ao contato adicional.

Segmento de sua lista. 

Nem todo cliente ou prospect estará interessado em cada e-mail que você envia, mas alguns e-mails serão altamente relevantes para os outros. Há muitas maneiras de segmentar sua lista de endereços. 

Usando um provedor de serviços de e-mail como getresponse, torna-se mais fácil determinar como dividir contatos com base em faixas etárias, localização, aniversário, ou qualquer outra informação que coletamos do assinante. 

Você também pode criar um segmento com base na atividade da campanha de e-mail, se os assinantes têm aberto ou clicado em certos e-mails. Usando essas informações de contato e métricas de engajamento ajuda a direcionar a sua mensagem.

Entregar conteúdo de qualidade destinadas a cumprir as necessidades da lista de destino. 

Por exemplo, um casal que acabou de comprar uma casa pode gostar de um e-mail de seu corretor de imóveis que fornece dicas para os novos proprietários. 

Este tipo de conteúdo é útil e relevante. Ele fortalece a relação entre o corretor de imóveis e os clientes e é um exemplo perfeito de marketing e e-mail como conteúdo de trabalho em conjunto.

Comunique-se regularmente, mas não inunde os clientes com e-mail. Qual a melhor frequência para envio de emails? 

Você terá que experimentar para identificar o ritmo ideal para o seu público-alvo. Tente aumentar a frequência de e-mail para um grupo pequeno, e acompanhe os resultados.

Fazer mais pessoas fazerem compras? Ou cancelar a inscrição? Um provedor de serviços de e-mail pode ajudá-lo a acompanhar os resultados, incluindo as taxas de abertura e clicks.

Marketing de mídia social

Até agora, apenas o mais resistente a tecnologia não têm conhecimento dessa coisa chamada Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e uma série de outros sites de mídia social. (acredite que ainda existem pessoas aversas à tecnologia).

Redes sociais são canais que conectam milhões de usuários uns aos outros “mídia social”.

Estas redes de mídia social são canais de distribuição de conteúdo. Usuários de mídias sociais estão de olho no que é publicado para ficar conectado e, portanto, são abertos ao engajamento. 

Eles tendem a ser muito mais ligados e interativos com o outro e com os negócios que eles gostam. Uso hábil das mídias sociais pode colocar sua mensagem de negócios na frente de um público altamente receptivo.

Para maximizar a sua utilização de canais de mídia social, siga estas práticas:

Saiba quais os canais de mídia social seus clientes preferem.

Estabeleça uma presença nessas plataformas.

Use a mídia social para distribuir conteúdo que reside em seu blog, página do YouTube, ou em outros lugares.

Siga o que seus clientes estão fazendo e dizendo na mídia social, antes de colocar suas próprias declarações lá.

Trabalhe o conteúdo que você compartilha em mídia social para o seu público, assim como você faz com e-mail marketing.

Sempre fornecer conteúdo de qualidade , informação que é relevante e útil para o seu público-alvo.

Use a mídia social para crescer a sua lista de assinantes de e-mail.

Faça essas três abordagens trabalhar em harmonia.

Você vai perceber o verdadeiro poder de cada um desses esforços de marketing, quando você implanta-los juntos. 

Considere este cenário como outro exemplo de como integrar esses três aspectos:

Criar um blog sobre um tema que seu público ache interessante.

Fazer a chamada à ação no final do post um convite para se inscrever no boletim informativo da empresa.

Publique no seu blog, e também divulgue o conteúdo em seus canais de mídia social. Incentive os fãs e seguidores à compartilhar seus pensamentos na seção de comentários para estimular o engajamento.

Tenha uma frequência constante de publicações, um artigo por semana já está de bom tamanho. Use isso nos seus boletins de notícias.

Envie para quaisquer novos assinantes de e-mail (geradas a partir do post do blog ou noutro local) um e-mail de boas-vindas que fornece conteúdo adicional, e um incentivo para se conectar em mídias sociais, prometendo promoções exclusivas para seguidores.

Se você está com dificuldade em colocar tudo isso em prática porque não dá uma olhada no curso Negócio online na prática tenho certeza que será de grande utilidade para ensinar a trabalhar em harmonia com essas três ferramentas do marketing.

Conclusão: Marketing de conteúdo, e-mail e marketing social são ferramentas cada vez mais poderosas para a comunicação com os consumidores e para construir o seu negócio. 

No entanto, fazendo apenas uma ou duas dessas táticas não vai deixar o trabalho feito. Você precisa fazer eles trabalharem em conjunto e aí sim verá os resultados positivos.

Este é apenas um caminho. Há muito mais para criar e explorar. Deixe-nos saber o que funciona para você!

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