persuasão,arte e ciência aplicada ao marketing

Persuasão, arte e ciência aplicada ao marketing.

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 Persuasão em marketing para alavancar seus negócios

persuasão arte e ciência

Todo mundo é suscetível a ser persuadido. Persuasão é um processo cujo objetivo é mudar a atitude e / ou comportamento de uma pessoa em direção a uma ideia, evento, pessoa ou um objeto.

 

Uma compreensão de várias técnicas de persuasão eficazes ajudará não somente a fazer vendas mais também cumprirem seus objetivos, também irá lhe permitir que obtenha vantagem sobre os concorrentes no mercado.

Como é que certas pessoas são tão incrivelmente convincentes? E como podemos aproveitar essas habilidades?

Seu poder de persuasão e influência pode ser significativamente aumentado usando os seis princípios do Dr. Robert Cialdini  em todas as suas campanhas de marketing.

Dr. Cialdini passou muitos anos trabalhando como vendedor em vários setores, o que lhe permitiu descobrir os elementos-chave que resultou em níveis mais elevados de vendas.”

A seguir estão os seis princípios que ele usa, e desde então se tornaram mundialmente famosos nas comunidades de marketing.

 

06 Princípios do Dr. Robert Cialdini de Influência.

  1. Reciprocidade– As pessoas estão prontas para retornar favores, ofertas  e portanto prontas para fazer o que você quer.
  2. Comprometimento e Consistência– Se você pode levar as pessoas a levantar a mão ou dar um pequeno gesto em direção a algo, eles estarão mais propensos a seguir adiante.
  3. Prova social –As pessoas tendem a seguir o rebanho e as pessoas que os outros estão a seguir.
  4. Gostar –As pessoas compram mais daqueles que conhecem e tem confiança.
  5. Autoridade– A história tem provado que as pessoas seguem as autoridades. Infelizmente, às vezes, mesmo quando eles são ditadores violentos. É assim que é arraigado este princípio  em psiques dos seres humanos.
  6. Escassez –As pessoas muitas vezes têm medo de perder um bom negócio.

A disposição de Abraão para mergulhar um punhal através do coração de seu filho porque Deus, sem qualquer explicação, pediu-lhe. Aprendemos nessa história de que a correção de uma ação não foi julgada por considerações tais como falta de sentido aparente, nocividade, a injustiça, ou à boa conduta habitual, mas pelo simples comando de uma autoridade superior.”

Usando a psicologia da persuasão em seu site

Sugiro que estes princípios sejam utilizados em todas as campanhas de marketing. Quer se trate de um folheto, um anúncio de televisão ou uma página de destino, o melhor é utilizar todos estes princípios profundamente pesquisados.

Com toda a certeza você já ligou para sua operadora de cartão de crédito ou de telefonia não é? Então já deve ter ouvido algo como “Todos nossos atendentes encontram-se ocupados aguarde, sua ligação e muito importante para nós”.

Você vai reconhecer instantaneamente algumas destas táticas.

Isto é um exemplo clássico de escassez e faz com que você fique nervoso em pensar que se todos os atendentes estão ocupados, você não conseguirá resolver seu problema! Provavelmente existam operadores disponíveis, mas isso é uma tática muito antiga e que ainda funciona, pois fará inconscientemente que você permaneça na ligação até ser atendido.

A boa notícia é que você não tem que usar esses princípios de uma forma extravagante, e o Dr. Cialdini sugere que, as pessoas que realmente utilizam os princípios da influência com consciência obtém muito mais resultados dos que as que o fazem de forma inadequada.

Outro exemplo clássico e o apoio de celebridades ou seja, uma prova de que se alguém muito conhecido usa algum produto ou segue alguma rede social ou um site fará com que você se sinta entusiasmado em usar ou comprar algo especifico.

Algumas dicas importantes a se levar em consideração se você realmente quer alavancar as conversões no seu site ou blog que são as seguintes:

Autoridade

  • A proposta de valor clara, específica e única de por que você é diferente / você é o melhor no seu segmento.
  • A melhor concepção e experiência do usuário.
  • Pensamentos e liderança listados recentemente no seu blog ou em redes sociais.
  • Imagens de pessoas reais ou líderes que curtiram seu blog.
  • Aprofundar sistematicamente o atendimento aos seus clientes etc.

Prova social

  • Prêmios e associações.
  • Depoimentos de clientes e / ou influenciador.
  • Seguidores do seu site/blog ou empresa quando necessário. (isso também cria autoridade)

Gostar

  • Visão geral ou até mesmo um FAQ básico em vídeo, pois a linguagem corporal e o tom de voz também criam autoridade. E as pessoas gostam disso quando
  • Fotos de pessoas que são importantes para seu site ou blog.
  • Páginas pessoais que descreve quem é você e o que você faz.
  • Chat ao vivo.(Isso gera reciprocidade)
  • Mais de um endereço em redes sociais.(mostrando que gosta e tem afinidade com vários grupos)

Reciprocidade

  • A parte superior do funil de vendas do seu interesse chamada a ter uma ação, como um e-book para as pessoas que não estão prontas para contratá-lo ainda.
  • Distribuir conteúdos de interesse no seu nicho gratuitamente em troca de algo como, por exemplo, o email.

Escassez

  • Indicar que você dispõe de poucos produtos em estoque, vagas para um determinado curso ou poucas unidades de um curso online, a sensação de que o material que você oferece não é para todos .

Comprometimento e coerência

  • Chamada à ação com base em conteúdo, como o download de um e-book antes de empurrá-los para preencher um formulário de contato, para criar uma, certa inércia e confiança.

Usando os seis princípios da influência e algumas das sugestões acima podem melhorar drasticamente a quantidade de leads e vendas que você começará a ter com seu site ou blog.

Os webs designers normalmente não são educados neste tipo de psicologia de marketing, e as empresas especializadas em SEO também podem estar mais focadas em palavras-chave do que em conversões.

As agências de publicidade podem usar esses princípios, mas pode não entender como eles se encaixam em seu website.

Entender esse tipo de marketing é algo que você pode facilmente aprender e aplicar em seu próprio site ou blog.

Armado com estas estratégias que você pode e deve usar daí então, orientar sua equipe de marketing se você tiver uma ou então colocar a mão na massa e aplicar todas essas técnicas nas suas cartas de venda ou emails.

Se você quiser ajuda avançada com testes A / B deve contratar um especialista em otimização de taxa de conversão, porque CRO nos níveis mais profundos é extremamente avançada e é a combinação de arte e ciência.

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Apenas certifique-se de que você obtenha feedback do usuário usando ferramentas  que podem lhe proporcionar a fazer testes a/b pois assim você terá uma ideia de qual estratégia estará trazendo melhores resultados e assim pegar pesado na divulgação em massa no seu funil de vendas e obter um resultado além do esperado.

No final do dia os dados coletados irão te ajudar a definir a melhor maneira de aperfeiçoar seu site e com isso alavancar suas vendas e o crescimento constante e de longo prazo.

Conversão otimização e persuasão de Recursos em  Marketing

Recomendo que visite o site, está em inglês mais e facilmente traduzido com as ferramentas de tradução do  GOOGLE chrome.

influenceatwork.com (o site do Dr. Cialdini)

 

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