palavra chave para o marketing

Palavra-chave e sua importância no marketing.

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palavra chave para o marketing

 

Muito se fala em palavra-chave mas pouco se escreve sobre elas.

Quem já trabalha com marketing ou escreve conteúdo a um bom tempo sabe a importância da palavra-chave para que seu artigo ou anuncio apareça bem nos mecanismos de busca.

Por isso é interessante conhecer um pouco de SEO pois as palavras-chaves são parte dessa técnica.

Então é preciso que se de uma atenção especial à ela quando você for escrever algum tipo de artigo ou campanha para seus negócios.

Para facilitar o trabalho existem muitas ferramentas que auxiliam na hora em que vamos usar qualquer tipo de palavra-chave, e assim poder montar uma estratégia mais eficaz na hora de produzirmos conteúdo.

E onde usar a palavra-chave?

Começamos com o uso no título do artigo ou campanha.

Talvez essa seja a parte mais importante quando vai se pensar em divulgar algo na internet.

É preciso desenvolver um título envolvente que chame a atenção das pessoas, mas é necessário também que esteja usando a palavra-chave para que apareça nos mecanismos de busca.

 

Você usará a palavra-chave também no texto que vai escrever e nomear as imagens que farão parte do seu conteúdo. Mas a grande sacada aqui, e que vejo poucos artigos falando sobre isso é a maneira mais correta de usar a palavra-chave.

A grande maioria fala dela como única para se levar em conta nos mecanismos de busca, mas o fato é que se não for bem planeja e for usada sozinha pode trazer visita para seu site ou blog que você não deseja, pessoas que não procuram o seu tipo de produto ou serviço.

Vou dar um exemplo de uma palavra muito comum e que é usada com muita frequência em qualquer tipo de segmento que é a palavra Como, muita gente não sabe mas ela e uma palavra persuasiva por isso muito usada.

Mas bem vamos lá!

Eu fiz uma campanha paga usando a palavra “como” pois tenho alguns artigos que usam essa palavra-chave.

Deixei programado o anuncio para um único dia para coletar dados e ver os resultados, sem dúvida nenhuma as visitas bombaram no blog, mas para minha surpresa 90% dessas visitas eram de curiosos que não tinham o mínimo interesse em saber o que eu falava nos artigos. Nem se quer uma assinatura na minha lista de contatos eu tive.

Bom daí para o outro dia resolvi mudar a estratégia e coloquei na campanha a palavra-chave “Como escrever”, disponibilizei o mesmo orçamento do dia anterior.

Em resumo o meu artigo “como escrever conteúdo com três palavras de persuasão” obteve perto de 100 visitas e ainda me rendeu 3 assinantes na lista de contatos.

Pode não ser muita coisa, mas foi um resultado muito melhor do que usando a palavra sozinha.

Então quando você for usar uma palavra-chave tenha em mente de associá-la a uma outra para algo mais especifico para que te traga tráfego qualificado e não curiosos. Se for usar a palavra “como” use todas as variantes possíveis.

Por exemplo:

Como escrever.

Como fazer.

Como montar.

Como comprar.

Como aprender.

Você notará uma expressiva diferença nas visitas e nos resultados porque o número de visitas cai, mais em contra partida o número de conversão aumenta.

E existe um outra grande vantagem também mesmo depois que você terminou sua campanha paga com essa palavra chave ela continua a te trazer bons resultados.

Existem muitas ferramentas que podemos usar para pesquisa e análise de palavras chave, a mais conhecida é o da google que é   o googletrends super prática a qual dá para fazer uma pesquisa bem rápida sobre uma ou várias palavras e ver o comportamento dela durante os meses.

Usei aqui como exemplo a palavra “como” para ver se a procura por ela teria aumentado ou não.

palavra chave e google

 

Na imagem abaixo já usei o termo “como escrever” para a pesquisa em outra ferramenta do google que é mais completa que o google keyworldplanner.

palavra chave no google com mais precisão

Essa ferramenta muito mais complexa e muito mais completa para realmente fazer um trabalho pesado para conseguir uma ótima colocação nos resultados de pesquisa.

Veja na parte inferior imagem que tem um resultado que fala sobre a relevância dela. Ou seja o quanto ela é disputada e podemos ver que ele tem uma concorrência baixa por isso é uma boa para se usar em alguma campanha.

Veja que se tivesse colocado somente a palavra “como” os resultados teriam sido completamente diferentes.

 

Também é interessante você observar sua concorrência, ver como eles fazem suas campanhas as palavras que eles usam principalmente dentro do texto que estão em negrito.  Pois ele não está lá a toa.

Ele também é usado como uma palavra chave dentro do texto por isso você os encontra com muita frequência em qualquer tipo de conteúdo seja lá de qualquer segmento for.

Uma coisa muito interessante e que a maioria ainda usa pouco ou desconhece a sua funcionalidade é a famosa # hashtag, parece que não, mas muita gente a usa sem noção do poder que ela ela tem. Veja o que a Wikipédia fala sobre ela.

Claro que ela não é usada em artigos e sim nos anúncios como referência para pesquisa. Lógico que você não vai sair despejando tudo nas suas redes sociais achando que trará tanto resultado.

É preciso um bom senso e usá-las ao seu favor. Em um breve exemplo no instagram você pode usar e abusar das # hashtags nas suas postagens e claro que sempre sobre a imagem em questão, já no FACEBOOK ou no GOOGLE+ de 2 a 3 está de bom tamanho no máximo umas 4 e no TWITTER 1 tá de bom tamanho.

palavra chave no instagram

 

palavra chave no facebook com #

Fazendo isso você estará criando referencias para seus negócios trazendo mais visitas orgânicas e trafego que realmente tem potencial para se tornar clientes. Vejo muita gente que desperdiça essas pequenas coisas que não custam nada.

Perder uma hora ou duas para fazer um planejamento de quais palavras usar para títulos, artigos, chamadas ou anúncios, fará com que seus resultados sejam positivos ao longo do tempo.

Um trabalho bem feito com essas palavras se tornam uma ligação direta e eterna para seus negócios que podem gerar renda por anos a fio. Pense bem nisso antes de sair escrevendo qualquer coisa.

Unindo o útil ao agradável eu já escrevi vários artigos falando sobre palavras de persuasão, imagens e frases que chamam a atenção do público alvo.

A dica de ouro aqui é combine as palavras persuasivas com palavras chaves pois isso se torna uma isca com grande potencial de converter um simples interessado em um grande cliente.

Espero que esse artigo seja útil para você e que ajude a melhorar seu posicionamento nas pesquisas e aumentar seus ganhos.

Gostou do artigo? Curta, comente e compartilhe com seus amigos que tenham alguma dificuldade em escrever suas campanhas. Fale o que funciona para você nos comentários logo mais abaixo.

 

  • Excelente Artigo ! Estou aprendendo bastante aqui neste blog, sempre tem artigos fantásticos com dicas e ideias e informações sensacionais, Realmente este blog é uma escola de Marketing Digital.

    Parabéns !

  • Obrigado! quem bom que está servindo para você. e se tiver dúvidas sobre algum assunto entre em contato que se possível escrevo a respeito.