não usar a palavra negócio

Negócio fechado, saiba porque não usar essa frase.

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negocio uma palavra que não se deve usar em algumas ocasiões

Quando você começar a ler esse artigo, por favor, olhe novamente para o título. O que você está vendo não é uma frase que nunca poderá usar, mas evitá-la na maioria dos casos é necessário.

Nunca use a palavra negócio quando estiver falando com alguém que está querendo comprar algo de você.

O que a palavra negócio traz à mente?

Para a maioria das pessoas, ela traz à mente algo que você sempre quis, mas realmente nunca conseguiu. Realizar um bom negócio. Ao invés de arriscar em perder um cliente em potencial com uma palavra que poderia elevar suas barreiras de defesa, eu sugiro fortemente que você use a palavra oportunidade

Oportunidade é uma palavra muito mais positiva. Ela traz à mente algo que lhe proporciona algum benefício para um resultado positivo em potencial.

Outra alternativa para a palavra negócio é a palavra transação. 

Em algumas situações diretas, você é a própria realização do negócio. Então você deve chamar isso de transação. Usando o termo negócio seu comprador iniciará um caminho para questionar a decisão dele.

Ele também pode transformar a venda em uma negociação (questionar preços, porque comprar seu produto ou serviço, etc.) que poderia ter sido evitada se você não tivesse levantado uma bandeira vermelha com suas palavras.

Poucos profissionais de negócios param para pensar quais as palavras que eles usam com seus clientes. Eles parecem não compreender que as palavras têm o poder de realizar ou quebrar uma venda em qualquer fase. 

Você poderia ter clientes muito animados com seu produto ou serviço e pronto para ir em frente mas é dizer uma palavra errada e a venda tem uma parada brusca e você nem sabe certo o por quê. Os clientes pisam no freio e resolvem pensar sobre finalizar a compra. 

O que aconteceu?

Você disse algo que criou emoções negativas. Você criou dúvida, perante os benefícios que seus clientes receberão ao adquirir seu produto, sobre o valor do investimento. Eles ficaram com medo e isso criou uma barreira de defesa rápida para prolongar a decisão entre comprar ou não?

Veja, as palavras criam imagens em nossas mentes. Essas mesmas imagens, provocam certas emoções que podem ser positivas ou negativas.

O objetivo de qualquer um em vendas ou em uma posição onde eles precisem persuadir alguém é criar apenas emoções positivas com imagens mentais positivas. Imagens mentais negativas podem criar medo ou levantar barreiras de defesa contra aquilo que você está propondo para seu cliente, e isso pode levar a perder o interesse em você, em sua marca ou produto.

A chave para fechar todas as oportunidades ou transações é eliminar o medo na mente dos seus clientes potenciais. Funciona assim: As palavras criam imagens que criam emoções. E, as pessoas tomam decisões de compra emocionalmente.

 Em seguida, eles defendem suas decisões com a lógica. Então, é fundamental para o fechamento da mesma que você entenda como eliminar emoções negativas e criar as positivas.

Vou deixar algumas dicas de palavras que você deve eliminar do seu vocabulário com relação à vendas de produtos ou serviços.

  1. Custo ou preço. O que vem à mente quando você ouve essas palavras? Para a maioria das pessoas, isso tem um significado negativo, dá a impressão que você vai assumir uma dívida, que os vendedores só estão interessados no que você tem dentro da sua carteira. Portanto isso gera nelas imagens negativas.

 Ao invés de usar as palavras custo ou preço, use as frases valor total ou investimento total de. Você sente a diferença? O termo quantidade não é tão forte como custo, e o prazo de investimento tem uma conotação positiva. Quando você faz um sábio investimento, você tem algo de valor para ele, não é?

  • Não diga: Este produto custa R$ 300,00.
  • Diga: O montante total para este produto é de apenas R$ 300,00.
  1. Contrato.O que acontece quando nos envolvemos com um contrato? Primeiro de tudo, é um documento legal. Mamãe e papai sempre nos disse para nunca assinar um antes de ler as letras miúdas. Para sair de um contrato mal feito muitas vezes necessitamos de um bom advogado.

Então, como você está se sentindo sobre esta palavra agora? 

Elimine-a do seu vocabulário, se você quiser aumentar o seu volume de vendas. Em vez disso, use os termos acordo, papelada, ou formulário. Nós todos sabemos que eles querem dizer a mesma coisa que contrato. Eles simplesmente não criam a imagem mental negativa de um.

  • Não diga: Vamos preencher todos os detalhes em nosso contrato para que você possa começar.
  • Diga: Vamos colocar tudo por escrito sobre o nosso acordo para que você possa começar.
  1. Entrar. Essa palavra tende a seguir o mesmo caminho da palavra contrato. Isso porque elas criam hesitação na mente do comprador. Use as palavras aprovar, autorizar.Diga algo como isto quando é hora de fechar o negócio: 

João, se você aprovar a papelada aqui, vamos recebê-lo à nossa família de clientes satisfeitos.

  • Não diga: João, você só vai assinar aqui, e nós já vamos programar a sua data de entrega.
  • Diga: João, com sua aprovação, nós já vamos providenciar a entrega em sua residência.
  1. Mais barato.Você realmente quer que seus clientes pensem que seu produto ou serviço é mais barato? Procure em um dicionário de sinônimos, palavras similares não são tão conducentes a boas reflexões sobre a parte do seu comprador. Substitua mais barato por  mais econômico.
  • Não diga: Nosso produto é mais barato que o da concorrência.
  • Diga: Nosso produto é mais econômico do que o da concorrência.

Por favor, tenha em mente que cada venda fechada equivale à abertura de um novo relacionamento. Todo relacionamento que você desenvolver de forma positiva com as pessoas que você serve, vão lhe trazer cada vez mais para perto de alcançar os objetivos que você definiu para si mesmo pessoalmente e com seus entes queridos.

Cada cliente satisfeito tem o potencial de apresentá-lo a muitas mais pessoas que você pode servir com o seu produto ou serviço.

Quanto mais profissional você for ao lidar com as necessidades dos seu clientes, maior será o fluxo de ligações e referências a seu respeito. Clientes fiéis são o melhor tipo, porque essas pessoas já tem uma impressão positiva a seu respeito ao seu produto ou serviço, o que torna sua venda cada vez mais fácil.

Em um outro artigo escrevi sobre o poder das palavras se você quiser saber mais leia aqui!

Espero que tenha gostado do artigo e que possa ajudar você a melhorar suas vendas e assim ter mais sucesso. Deixe seu comentário logo a baixo gostaria de saber sua opinião a respeito.