estratégia de marketing digital em 5 passos

Estratégia de Marketing Digital em 5 passos

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De acordo com um estudo «Gerenciamento de Marketing Digital ‘ Por Smart Insights, 46% das marcas não tem uma estratégia de marketing digital definido, enquanto 16% têm uma estratégia, mas ainda não integrou na sua atividade de marketing. 

Mas aqui está a coisa: se você não tem um plano em prática como pode esperar crescer e inovar, para medir resultados significativos e aprender com os erros do passado?

É hora de parar de entrar em pânico sobre o próximo ano ou no próximo mês e começar a elaborar um plano que pode colocar seus negócios em crescimento novamente. 

Eu selecionei os 5 passos mais importantes que você, o tomador de decisão deve tomar para garantir que seus esforços de marketing digitais criem um impacto real sobre a sua linha de fundo.

  1. Saiba o que você quer (e fixe o objetivo)

Pregar sua missão:

Definir o seu negócio “global missão / objetivo primeiro, sua missão e o marketing digital devem estar dentro do plano.

Responda a esta pergunta: qual é o objetivo principal que você quer que seu esforço no marketing digital gere para seus negócios, (por exemplo, você quer posicionar sua empresa como uma das maiores vendedoras de peças de computador no Brasil)? Esta é a sua missão.

Definir e medir seus KPIs:

Seja específico com os seus KPIs, identificando os números que serão responsáveis ​​por alcançar a meta desejada.

Obter uma lista com seus KPIs, analisando seus esforços de marketing digital anteriores primeiro, isso vai garantir que você aponte para um aumento positivo em seus resultados atuais, ao mesmo tempo ajudando a evitar suas expectativas demasiado elevadas.

Identificar um método para ajudar a medir cada um dos seus KPIs, por exemplo, você vai usar o Google Analytics para medir as conversões, as análises de mídia social individuais para rastrear os resultados ou uma ferramenta como BuzzSumo para avaliar o sucesso do seu marketing de conteúdo?

  1. Analise o seu passado (e aprenda com seus erros)

Você não tem que (e não deve) fazer um planejamento no escuro. Analisando o sucesso do passado de sua estratégia de marketing digital e falhas podem ajudar a concentra-lo na definição das melhores KPIs para o seu negócio. Você, portanto, pode querer concluir o passo um e dois juntos.

Escolha um período de tempo que você gostaria de analisar (é melhor para definir este período de tempo que o mesmo período de tempo que você planeja para a sua nova estratégia), por exemplo, decida se você vai analisar o ano anterior, trimestre ou mês.

Como analisar:

Determinar o período de tempo que você gostaria de analisar e definir o seu calendário no Google Analytics para corresponder a este calendário.

Experimente Relatórios de Benchmarking do Google na sua conta do Analytics para comparar o seu progresso em relação seus concorrentes.

Não se esqueça de analisar a estratégia de seus concorrentes também, criar uma planilha de análise de suas atividades on-line (você pode usar SEMRush para identificar a estratégia de SEO de um concorrente, ou seja, quais palavras-chave estão dirigindo o maior volume de tráfego orgânico para seu site.

Também pode ser usado para comparar o tráfego orgânico e pago de sites diferentes, assim novamente bastante útil para ver o quão agressivo eles estão com suas campanhas pagas.)

Faça essa pergunta para si mesmo em intervalos regulares: há alguma coisa que eu preciso analisar que eu não tenha pensado antes, por exemplo, eu deveria estar testando os resultados de postagens que eu fiz para um mesmo conteúdo usando imagens ou textos diferentes?

  1. Lembre-se para quem você está falando (e fale a sua língua)

Não deixe que a falta de planejamento tire as pessoas que você está tentando alcançar. Você já sabe quem é seu público (pelo menos nós esperamos que você saiba), mas às vezes eles são a primeira coisa que um comerciante digital esquece em meio a definição de KPI, quando faz um orçamento e uma seleção de canais.

Você não vai cometer esse erro, não desta vez. Em vez disso você vai colocar o seu público no centro da sua estratégia, atender às suas necessidades emocionais e satisfazer os seus desejos mais profundos. Como? Através da criação de uma persona, é claro.

Desenvolver Personas úteis:

Comece com o básico e anote todas as informações demográficas que você sabe sobre o seu consumidor alvo, como idade, sexo e localização.

Então pesquise um pouco mais e identifique os problemas que você pode ajudar o seu persona alvo resolver.

Aprofunde os seus desejos emocionais, objetivos, aspirações e medos e documente todos os fatores que poderiam torna-los um cliente (pense sobre o seus desejos consciente e inconscientes).

Você pode mergulhar fundo dos relatórios de audiência da sua conta do Google Analytics para identificar as características chave de sua persona alvo, como idade, sexo, carreira, etc.

Ao criar suas personas será o momento perfeito para identificar as pessoas que vão servir de influência para eles, estes serão os influenciadores na sua estratégia.

  1. Identificar seus meios (e manter o seu orçamento)

Três coisas são importantes para a identificação de seus meios: estes são o seu orçamento, seus canais digitais e sua equipe (ou pessoas). É importante fazer um balanço de todos os seus recursos antes de decidir sobre o que mais você pode precisar para o próximo período.

Por exemplo, agora é o momento perfeito para a criação de uma auditoria de seus canais digitais existentes e decidir se você vai terceirizar seções específicas do seu marketing digital e se é necessário fixar o orçamento reservado para uma nova contratação.

Como identificar seus meios:

Seu orçamento:

Defina o seu orçamento global de marketing digital.

Olhe para os dados históricos sobre o que funcionou antes (por exemplo, possuir canais específicos trouxe qualidade leva a um baixo custo?)

Decida se você usará promoção paga (por exemplo, Adwords ou anúncios pagos em redes sociais).

Alocar uma parte específica do orçamento para cada canal digital que pretende utilizar para a promoção paga (mergulhar em seus Analytics para ajudá-lo a avaliar os canais digitais mais rentáveis ​​com maior alcance e conversões e com o menor custo por clique).

Se um certo elemento de sua estratégia de promoção paga não está trazendo os resultados que deseja, pause a campanha, analise o que pode estar errado no pior dos casos aloque o valor do orçamento para o canal que está trazendo os melhores resultados. (Isso funciona muito bem no facebookads)

Sua equipe:

Olhe para o seu time atual e avalie o que você é capaz de alcançar (ser realista aqui é garantir que ninguém vai ser mais exigido que o outro).

Identificar se você precisa contratar mais pessoas e se você tem os meios para fazê-lo.

Decidir se toda a sua atividade de marketing digital terá lugar em casa ou se você vai precisar terceirizar alguns elementos para uma agência de terceiros.

Fazer com que cada um dos membros de sua equipe a reveja a sua atividade de marketing digital e debater algumas ideias para a sua futura estratégia (quanto mais autonomia seu colaborador tem na sua função, mais ele vai estar dentro do seu novo plano).

Seus Canais:

Reveja seus canais de marketing digital atuais e decida quais canais irá manter e se você gostaria de investir em quaisquer novos (isto depende de onde seus clientes estão e o tempo que você tem disponível).

Articular claramente o que cada canal digital está tentando alcançar.

Certifique-se de ter pelo menos um KPI anexado a cada um de seus canais digitais.

  1. Fazer o Plano (e não se ater a ele)

‘Criar um plano e não cumpri-lo? Mas, o que quer dizer? ‘ Antes que o pânico se instale no mais organizado dos profissionais de marketing digital deixe-me explicar … o seu plano nunca vai ser perfeito desde o início. Mesmo que em  suposição  você tenha feito tudo correto.

E, embora você tenha tomado todos os cuidados para criar um plano cuidadosamente elaborado com base num conjunto de pressupostos e análise que você ainda não pode prever exatamente como seus clientes irão se comportar. 

É, portanto, essencial medir continuamente e monitorar o desempenho de sua estratégia e alterar elementos quando necessário.

Crie seu Calendário Marketing Digital:

Tente criar sua linha do tempo usando o Google Calendars, de que maneira você possa compartilhá-lo com membros de sua equipe e permitir-lhes editá-lo quando necessário.

Destacar as campanhas chave que você vai criar e promover ao longo do ano e alocar um período de tempo para cada um.

Documentar os canais digitais necessários para garantir o sucesso de cada campanha.

Rever sua estratégia e identificar as mudanças necessárias:

Criar um plano de medição e monitoramento (isto deve estar dentro dos seus KPIs).

Verifique o sucesso dos elementos individuais da sua estratégia em intervalos contínuos.

Se algo não está funcionando (ou seja, você não está conseguindo os KPIs que você definiu) isole os diferentes elementos e tente identificar o que não está funcionando (por exemplo, é o momento que você está postando, é conteúdo ou o título que você está usando para seus anúncios?).

Reavaliar a sua análise anterior, personas, orçamento e alocação e tentar algo novo.

Criar um KPI claramente definido para seu novo empreendimento.

Espero que essas dicas ajudem você se organizar melhor quando pensar em fazer uma campanha, afinal uma boa campanha resume-se a métricas e então todo que puder ser medido e analisado vai ajudá-lo a obter o resultado esperado.

Deixe seu comentário abaixo e me diga o que funciona para você quando pensa em fazer uma campanha! Eu realmente gostaria de saber sua opinião a respeito.