comentarios negativos aumentam as vendas

Comentários negativos podem aumentar as vendas?

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comentarios negativos aumentam as vendas

Você conhece o efeito que as opiniões dos clientes podem ter em suas vendas. A prova social ajuda a impulsionar as vendas e as conversões, enquanto que comentários podem se transformar imediatamente em novas perspectivas para seus negócios.

Então o que você faz?

Você joga a toalha? Recebe palmadinhas nas costas por um trabalho bem feito, espera pelo outro dia para executar a próxima ideia de negócio e nem liga para os comentários negativos?

Claro que não. Você precisa agir e combater o dano potencial que esta revisão pode causar. Então você coloca sua cabeça para pensar e considera as estratégias mais populares quando se trata de avaliações negativas:

-Ignorar o comentário.

-Excluir / censurar a avaliação para não ganhar uma visão desfavorável de seu negócio.

Veja como você pode virar o jogo a seu favor.

Em nove de cada dez Empresas usam uma ou duas opções, o que é uma péssima ideia. A única vez que você deve ignorar um comentário é quando ele realmente tem um teor ofensivo ou de palhaçada. 

A melhor opção é resolver a questão e com isso virar o comentário a seu favor.

Ao contrário da crença popular, aceitar as falhas do seu negócio e não apagar os comentários negativos podem realmente ajudar a aumentar suas conversões globais. Principalmente porque as coisas poderiam tomar um rumo ainda pior, pois existe a tentação em renunciar o comentário negativo utilizando-se das avaliações positivas de seus produtos ou serviços no site.

Porque receber comentários negativos?

Certamente seria mais fácil simplesmente desativar todos os comentários negativos e nunca ter que lidar com aqueles que não estão satisfeitos com o que você oferece.

Há boas e más notícias com esta abordagem. A boa notícia é sim, você vai reduzir o feedback negativo e, provavelmente, poupar tempo por não ter que contrariar comentários negativos. A má notícia, você também vai reduzir suas conversões.

Espere, o que? Ao desativar comentários você vai diminuir as conversões? Mesmo que também eu esteja reduzindo a quantidade de feedback negativo?

Isso é o que diz os dados.

De acordo com uma pesquisa americana realizada pela Revoo, a elevação potencial de incluir comentários em seu site é de cerca de 18%.

 

Uma elevação de 18% nas vendas não pode ser ignorado. No entanto, o que realmente impulsiona as vendas são a quantidade de produtos com comentários.

Algumas empresas descobriram que os produtos com mais de 20 comentários tinham 83.85% mais conversões do que aqueles sem.

Eu sei o que você deve estar pensando. Você está olhando para essas estatísticas e assumindo que ele está se referindo à inclusão de comentários positivos. Afinal de contas, ninguém vai confiar em uma marca que tem um feedback negativo, certo?

Errado, aparentemente, eles vão. Na verdade, ter um feedback negativo em seu site pode fazer maravilhas para a construção de confiança. Não se trata de apresentar uma imagem de perfeição impecável para seus clientes potenciais, é sobre a construção de confiança.

A confiança não é construída em uma fachada, é construída através da honestidade. É por isso que você deve incluir todos os comentários em seu site. Tanto os bons quanto os ruins.

Seu empreendimento não deve ser 100% bom.

Você já foi apresentado a um indivíduo aparentemente perfeito?

Eles são ótimos com as pessoas, têm o trabalho perfeito, não brigam, não bebem ou fumam, estão sempre sorridentes e nunca tem uma má palavra a dizer sobre ninguém.

Por toda a sua aparência exterior algo parece que não se encaixa. Em algum lugar lá no fundo da sua mente você está tentando descobrir qual o seu segredo. Ninguém consegue ser perfeito e não ter algum falha que tente esconder.

É a mesma coisa quando se trata de um negócio.

Toda vez que eu olhar para os comentários do produto e ver ao longo disso somente positividade, vou começar a desconfiar de que tem algo errado.

 Qualquer um que já tenha se envolvido em algum tipo de negócio, pode atestar que as coisas que se faz em algum ponto vão dar errado. 

Nenhuma empresa tem um recorde de 100% de sucesso e clientes satisfeitos.  

Quando não vê nada, somente cinco estrelas nos comentários você começa a questionar a legitimidade do negócio.

Eles estão censurando comentários negativos? Se sim, quantos? Eles estão pagando as pessoas para fornecerem opiniões falsas? Eles estão criando as próprias opiniões? Tudo leva a uma diminuição da confiança em sua marca.

De acordo com um estudo realizado pela Revoo 30% dos leitores suspeitam da censura ou de opiniões falsas quando fazem compras online. Por outro lado, 68% dos clientes confiam em comentários, mas quando há uma mistura saudável de ambos os comentários positivos e negativos.

Opiniões negativas também transformam-se em perspectivas mais qualificadas. 

Os consumidores de hoje estão mais espertos do que nunca e querem ter acesso a uma riqueza de informações sobre você, sua marca e seus produtos. Esse mesmo estudo da Revoo monitorou os hábitos de compra daqueles que realmente olham para comentários negativos. Veja o que eles descobriram.
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Às vezes, ter um pouco de negatividade em sua página não é de todo ruim. No entanto, se você realmente quer transformar essa avaliação negativa em uma força motriz para suas conversões, aqui está o que você precisa fazer.

Como transformar comentários negativos em possíveis conversões!

 

Avaliações negativas devem abrir diálogo com o cliente.

O cliente médio não vai deixar de procurar o meio de fazer um comentário benéfico para a sua empresa. Um estudo feito por Max Woolf mostra como mais de 80% dos clientes da Amazon deixaram apenas um comentário.

 

exemplo da loja amazon midiag4

Olhando para a estatística acima e observando o ponto anterior sobre como comentários negativos são uma necessidade você pode pensar que tudo vai se resolver. Afinal, a positivo ainda supera o negativo.

No entanto, as pessoas respondem a comentários de diferentes maneiras. Deixar sem resposta um comentário negativo poderá desencadear ainda mais negatividade para seu produto ou marca.

Felizmente estes comentários negativos também oferecem a oportunidade perfeita para o engajamento que pode se transformar em um ponto de persuasão extra.

 

Dados de um estudo feito pelo centro Lee Resource Inc. revela que quando você resolve o problema rapidamente 70% dos clientes que reclamaram voltam a fazer negócios com você. 

Comentários negativos não são de todo ruins. Na verdade, eles oferecem a oportunidade perfeita para você virar o jogo a seu favor, corrigir o problema e obter uma avaliação positiva para combater a explosão negativa inicial.

Avaliações negativas são pistas para futuras melhorias.

Um dos aspectos mais importantes para conversões crescentes é entender o seu público.

Você precisa conhecer os seus gostos, desgostos, elementos que os confundem, quais os elementos dos seus produtos ou serviços que eles gostam ou detestam.

Pesquisa de audiência é um grande negócio no desenvolvimento de produtos. Quando bem feito, pode ajudá-lo a encontrar as grandes mudanças e ajustes menores que aumentam as vendas.

No entanto, a maioria dos métodos usados para obter uma melhor compreensão do seu público exigem que você faça coisas muito demoradas. Envio de enquetes para, em seguida analisar os resultados ou pegar o telefone são trabalhos muito intensivos.

Se você ativou comentários para seus produtos, então esta é a maneira perfeita para descobrir exatamente o que o público em geral tem a dizer sobre eles. Mas o melhor de tudo é que você tem que fazer muito pouco para reunir os dados brutos que você precisa para análise. As respostas honestas já estão lá para você analisar!

Tudo que você precisa fazer é vasculhar os vários comentários, encontrar temas recorrentes, problemas. Em pouco tempo, você tem uma grande visão sobre as necessidades do seu público, qual a melhor linguagem para se usar com eles e quais as melhores maneiras de melhorar o seu produto ou serviço.

Quando se trata de desenvolvimento de produtos você vai descobrir que os comentários negativos são os mais úteis. No entanto, mesmo assim deve fazer o máximo para manter os comentários negativos em dia. Sim, eles podem ser úteis, mas se você está vendo mais do que uma relação de 10/1 negativo em relação ao positivo, então algo realmente está errado. É hora de parar de otimizar e olhar para retificar o problema.

Mesmo ruim os comentários podem ser bons.

Você não é nenhum estranho para o efeito de prova social sobre as taxas de conversão. No entanto, o foco é sempre ganhar o máximo de avaliações e depoimentos positivos.

Com relação a isso todos os pontos de investigação nos comentários negativos tornam-se um impulso necessário para sua notação. Não deixar seus clientes sem um resposta rápida para os comentários negativos faz seu empreendimento mais acessível e verdadeiro. Ninguém acredita numa empresa que não erra.

No entanto, se você realmente quiser fazer do seus comentários negativos o máximo em conversões, de toda a atenção a eles construa um diálogo com os clientes mostre que você se preocupa, essa etapa é a que realmente vai criar confiança e ter um efeito positivo sobre suas conversões.

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