uma profissão que promete

Coaching , entenda o que é e como funciona.

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Coaching uma carreira com um futuro promissor e você pode se tornar um!

uma profissão que promete

Você provavelmente já ouviu pessoas falando sobre treinamento no local de trabalho. Você até pode ter recebido algum treinamento no passado, ou você pode ter usado um coaching para melhorar o desempenho de uma pessoa, mesmo que você não chegou a descrevê-lo como um “treinamento” na época.

Mas o que realmente é um coaching, e como você pode usá-lo? E quais são as competências que você precisa para ser um coaching efetivo?

Neste artigo, vamos olhar para o básico de treinamento no local de trabalho. Vamos esclarecer o que ele envolve, e rever as principais abordagens que você pode usar para ser um coaching de sucesso. Também vamos rever algumas situações em que o coaching pode ser útil, e olhar para alguns exemplos de perguntas de coaching.

 

O que faz um coach?

  • Facilita a exploração das necessidades, motivações, desejos, habilidades e processos de pensamento para auxiliar o indivíduo a fazer uma mudança real e duradoura.
  • Usa técnicas de interrogatório para facilitar os próprios processos de pensamento do cliente, a fim de identificar soluções e ações em vez de tem uma abordagem totalmente diretiva.
  • Apoiar o cliente no estabelecimento de metas e métodos de avaliação do progresso adequado em relação a essas metas.
  • Observar, ouvir e fazer perguntas para entender a situação em que o cliente se encontra.
  • Criativamente aplicar ferramentas e técnicas que podem incluir um treinamento, facilitando o desenvolvimento do trabalho do seu cliente.
  • Incentivar um compromisso com ação e o desenvolvimento do crescimento pessoal e de mudança.
  • Manter a consideração positiva incondicional para o cliente, o que significa que o coaching é em todos os momentos um apoio e não alguém que julgue seu cliente, seu ponto de vista, estilo de vida e aspirações.
  • Certificar-se de que os clientes vão desenvolver competências pessoais e não dependências insalubres sobre o relacionamento com coaching.
  • Avaliar os resultados do processo, por meio de medidas objetivas, sempre que possível para garantir que o relacionamento é bem-sucedido e que o cliente está a atingir os seus objetivos pessoais.
  • Encorajar os clientes a melhorar continuamente as competências e desenvolver novas alianças de desenvolvimento, sempre que necessário para atingir seus objetivos.
  • Trabalhar dentro de sua área de competência pessoal.
  • Possuir habilitações e experiência nas áreas que as habilidades de transferência de treinamento são oferecidas.
  • Gerenciar os relacionamentos para garantir que o cliente receba o nível adequado de serviço e que os programas não sejam nem muito curtos, nem muito longos.

treinador e treinado

O que é coaching?

 

Coaching é um processo de desenvolvimento de competências e habilidades, e de impulsionar o desempenho das pessoas. Ele também pode ajudar a lidar com questões e desafios antes que se tornem grandes problemas.

A sessão de coaching tipicamente decorrerá como uma conversa entre o treinador (coaching) e o coachee (pessoa que está sendo treinada), e centra-se em ajudar o coachee a descobrir as respostas para si próprias.

Em algumas organizações, o coaching ainda é visto como uma ferramenta corretiva, usado apenas quando as coisas dão errado. Mas, em muitas empresas, o coaching é considerado uma abordagem positiva e comprovada para ajudar os outros a explorar os seus objetivos e ambições, e depois alcançá-los.

Coach no local de trabalho não são conselheiros, psicoterapeutas, gurus, professores, formadores, ou consultores – embora possam usar algumas das mesmas habilidades e ferramentas.

Mais formal um profissional de coaching é formado por pessoas qualificadas que trabalham com os clientes para melhorar a sua eficácia e desempenho, e ajudá-los a atingir seu pleno potencial. Os coaching  podem ser contratados por coachees, ou por suas empresas. O treinando nesta base funciona melhor quando todos entendem claramente a razão para a contratação de um coach.

No entanto, os gerentes e líderes das empresas podem ser tão eficazes quanto  treinadores contratados externamente. Os gestores não têm que ser treinados formalmente como treinadores. Enquanto eles ficam dentro do âmbito do seu conjunto de habilidades, e mantem uma abordagem estruturada, eles podem agregar valor e ajudar a desenvolver competências e habilidades do seu pessoal.

Nota 1:

O principal desafio para os gestores é separar seu papel de gestão de seu papel de treinador.

Nota 2:

A importância de se treinar no local de trabalho é tão importante quanto treinar no esporte, a abordagem é diferente. Treinadores desportivos orientam seus atletas, usando habilidades técnicas, experiência, e um estilo de “dizer” a direção. Em contrapartida, questionamento e reflexão são muitas vezes mais importantes no treinamento dentro do local de trabalho.

Onde coaching pode ajudar.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você pode responder com o benefício do coaching:

  • Como posso gerir melhor o meu tempo para conseguir tudo o que quero na vida?
  • O que devo fazer em seguida em minha carreira dentro da empresa?
  • Como posso reduzir o estresse no meu trabalho ou minha vida?
  • Como posso conseguir um melhor equilíbrio entre vida profissional e vida familiar?
  • Quais as habilidades que eu preciso para crescer e se desenvolver ainda mais?
  • Como posso melhorar meu relacionamento com um colega em específico?

Regras de Ouro do Coaching.

Estas são as “regras” fundamentais do coaching:

O coaching é fundado sobre Confidencialidade e Confiança

O coaching só e bem sucedido se coachees forem capazes de discutir todos os aspectos de um problema ou desafio com seu treinador. O treinador pode ter de ouvir os problemas pessoais ou informações pessoais que devem ser mantidas em sigilo.

 (A menos, claro, que envolva a atividade criminosa ou atividades nocivas para a equipe, seus clientes ou a empresa, ou que afeta a segurança e bem-estar de outras pessoas.)

A Solução dos problemas do Coachee encontra-se dentro do próprio Coachee.

Isto pode parecer incomum, mas isso significa que o fundo de um problema e as opções disponíveis é geralmente conhecido pelo coachee. O trabalho do treinador é fazer as perguntas certas para ajudar o coachee chegar às suas próprias conclusões. Como já dissemos antes, esta é uma forma muito poderosa de ajudar as pessoas a mudar.

É claro que o treinador pode fornecer dados ou sugestões úteis, mas as melhores respostas geralmente vêm do coachee.

Dica:

Há uma diferença aqui entre o tipo do treinamento conduzido por um treinador profissional (que não sabe sobre o funcionamento do dia-a-dia da empresa) e o coaching conduzido por um gerente. 

Como gerente, você provavelmente tem conhecimento e experiência útil, e você é responsável por ajudar as pessoas a encontrar as respostas certas para as perguntas que eles estão pedindo.

No entanto, é preciso ser sensível e humilde na forma como você irá ajudar as pessoas – algumas situações podem ser mais complexas do que inicialmente você pensava.

Não há julgamento ou agenda fixa, mas possui uma meta acordada para cada sessão.

Para uma sessão de coaching funcionar bem, deve haver várias conversas descontraídas, e a sessão deve ser livre de qualquer tipo de interferência externa.

 

Espero ter esclarecido um pouco o assunto sobre o coaching. Deixe seu comentário logo abaixo sobre sua opinião a respeito ou algum ponto que ficou de fora desse artigo.