celular e marketing movel

Celular, o marketing mobile para seus negócios.

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Hoje, o celular tornou-se uma necessidade. Ele não substitui só os telefones fixos, mas, em muitos casos o computador também.

 

celular e marketing movel

Por que o Marketing no celular é importante?

74% dos usuários de smartphones usam seus aparelhos para pesquisar preços, opinião de consumidores antes de fazerem uma compra.

 88% das pessoas procuram informações locais em seus smartphones sobre locais, marcas ou produtos.

 O uso do celular:  Os smartphones tornaram-se parte integrante da vida cotidiana dos usuários. Os consumidores usam smartphones como uma extensão de seus computadores pessoais.

81% navegam na Internet, 77% pesquisam, 68% usam algum aplicativo, e 48% assistem vídeos no celular.

72% usam seus smartphones enquanto usam outras mídia, por exemplo quando assistem TV.

93% dos proprietários de smartphones usam o celular em casa.

Pesquisas de ação-Orientada:  A pesquisa pelo celular é muito utilizada para encontrar uma grande variedade de informações e para navegar na Internet.

Sites de procura (google) são os sites mais visitados com 77% dos usuários de smartphones falando isso, seguido por redes sociais, de varejo e sites de compartilhamento de vídeo (you tube).

Nove em cada dez smartphones resultam suas pesquisas em uma ação (compra, visita à uma empresa, etc.)

24% recomendam uma marca ou produto, como resultado de uma pesquisa pelo celular.

Essa não é uma pesquisa nova e foi realizada a pedido do Google a uma empresa chamada Ipsos OTX.

Partindo desses resultados vemos a importância que você deve dar ao celular, a necessidade de ter um site adaptado para os smartphones (sites responsivos) faz com que seus negócios estejam cada vez mais perto de seus clientes.

As empresas que não enxergam isso com certeza estão perdendo clientes. Os consumidores modernos necessitam de agilidade e o celular proporciona isso.

Celular é um grande negócio!  

 Como empreendedor você deve “ir para onde os consumidores vão e chegar lá em primeiro lugar”.

 Os consumidores estão olhando para o celular para fazer compras, pesquisas, entretenimento, socialização e interação seja com uma marca ou produto. Muitas vezes, o desafio é saber como usar isso ao seu favor.

Veja algumas dicas que você pode usar para começar a utilizar esse canal que só tende a crescer a uma velocidade muito rápida.

Ter um site otimizado para navegadores móveis.

O aspecto mais essencial de qualquer campanha de marketing móvel é um site que é otimizado para navegadores de smartphones e tablets.

 O que isto significa?

 Quando um site é carregado no celular de uma pessoa, eles vêem isso como uma versão simplificada, fácil de visualizar seu site, e não uma cópia encolhida de seu site quando acessa ele pelo computador. 

Você provavelmente já encontrou uma versão móvel de um site antes, ou viu um hiperlink em uma página que direciona para um. À medida que mais pessoas reconhecem a sua importância, tornam-se mais comum.

Os sites móveis deve ser construído com o que o usuário tem em mente. Normalmente você vai querer minimizar a quantidade de texto que um usuário tem que ler ou as informações que eles são obrigados a compartilhar com você. 

Isso é para evitar que os visitantes sejam bombardeados por conteúdo ou se sinta frustrado com a apresentação de muitas informações. 

A navegação deve ser fácil de usar assim que um usuário só precisa se deslocar para cima e para baixo, em vez de em várias direções. Por último, um site móvel deve carregar rapidamente, porque a maioria dos usuários não têm muita paciência quando se trata de encontrar o que precisam com o seu smartphone. 

Use anúncios direcionados.

O mobile marketing requer mensagens publicitárias que são especificamente desenvolvidas para usuários de celular e tablets. 

Isso ocorre porque os hábitos e necessidades dos usuários móveis são muito diferentes do que aqueles que simplesmente estão procurando algo no seu laptop ou desktop. 

Normalmente, menos é mais com os usuários móveis. Suas consultas de pesquisa são mais curtas do que as dos usuários navegando em máquinas menos portáteis e sem nenhuma surpresa eles esperam respostas mais rápidas e mais concisas.

O Google Adwords tem a capacidade única de permitir que os anunciantes de pesquisa paga criem campanhas e direcionem os usuários móveis com elas. 

Algumas mudanças nas configurações de segmentação combinadas com uma lista de palavras-chave e texto de anúncio simplificado encurtada permite que os anunciantes facilmente atinjam o mercado de usuários de smartphones. Isso tudo é dependente de ter um site que foi otimizado para navegação móvel. O Google também permite que os anunciantes compartilhem seus números de telefone com os pesquisadores em um formato que permite que sejam feitas chamadas imediatamente após clicar em um número.

Códigos QR ajudam se você usa marketing off-line.

Alguns especialistas também recomendam alavancar as respostas de suas campanhas com os códigos (QR) como uma parte de seu mix de marketing móvel. 

Embora, os códigos QR seja vinculadas em marketing off-line (mídia impressa, outdoors, etc) com o tráfego na web, eles exigem investimentos significativos em publicidade tradicional. O uso de códigos pode ser uma parte útil do marketing móvel, mas pode ser onerosa para os anunciantes que precisam de soluções de marketing de baixo custo. Portanto, eles não são um componente essencial do marketing móvel.

Veja na wikipedia o que é Código QR.

Seja ativo nas redes sociais.

Redes de mídia social como o Twitter e Facebook são extremamente populares entre os usuários de smartphones e tablets e constituem o último componente importante do marketing móvel.

 Muitas pessoas acessam regularmente a mídia social de seu tablet ou smartphone, o que cria um enorme potencial para as empresas a alcançar as pessoas com mensagens de marketing. A manutenção de uma presença ativa nestas redes sociais podem ser fundamentais no caso em que os pesquisadores usam para encontrar informações sobre a empresa, produto ou marca e ir embora.

Pense em como as pessoas usam seus smartphones para encontrar informações sobre empresas locais. Embora nem todas as redes sociais sejam adequadas para o seus negócios, mas com certeza é de suma importância para o marketing móvel.

Embora o marketing móvel esteja em um crescimento rápido e promete muita oportunidade, ele deve ser tratado como um componente de um mix de marketing muito maior. Concentrando-se apenas em um componente é semelhante a colocar todos os seus ovos na mesma cesta. Às vezes, tentando diversificar pode ser difícil para os proprietários e gestores de empresas, mas, no conjunto, atingindo mais consumidores com mensagens de marketing, geralmente vale a pena e esforço extra.

Se você quiser conhecer mais sobre as redes sociais recomendo que leia também esses artigos:

INSTAGRAM, uma poderosa ferramenta de marketing.

Redes sociais e empresas o que está mudando?

Espero que tenha gostado do artigo e que ajude a melhorar os seus negócios. Deixe um comentário abaixo se tiver alguma dúvida.