A importância das cores nas vendas

A importância das cores e como elas influênciam nas decisões

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

A importância das cores vai muito além do que você imagina! 

Talvez você ainda não tenha parado pra pensar ou nunca se deu conta, mas o fato é que as cores influênciam em muito tanto nos produtos,marcas ou publicidade.

 

As cores estão relacionadas a vários fatores que pode influênciar você a tomar uma decisão quer seja clicar em algum botão, em algum site, despertar a necessidade de comer ou de querer algo naquela hora e isso conta muito no dia a dia das empresas.
 
Não sendo diferente, qualquer campanha de marketing não se baseia apenas em textos persuasivos e imagens cativantes mas as cores são decisivas no ato de fechar uma venda.
 
Segundo pesquisas mais de 80%   dos consumidores acreditam que as cores são mais importantes do que outros fatores em um produto.
E mais de 90% antes de comprar avaliam suas cores.
Logicamente A importância das cores nos leva a um um estudo profundo e extenso por isso resolvi  colocar aqui algumas sugestões que você poderá aplicar ainda hoje e conferir os resultados.
 
Você acha que essas empresas usam essa cores à toa?
Com certeza não. São pesquisadas analisadas até chegar em um consenso para que realmente produzam o efeito desejado.
 
As empresas de marketing se baseiam muito nas cores e para isso usam algumas pesquisas e estudos já realizados por exemplo vemos abaixo a roda de cores. Ela e usada para descobrir a harmonia das  cores.
 
o primeiro diagrama de cores foi desenhado por Isaac Newton em 1.666
Como as grandes empresas usam as cores para influênciar seu consumidores?
O vermelho: muito utilizado por restaurantes e liquidações pois criam a sensação de urgência e atrai compradores compulsivos.

O amarelo:  Usado para chamar a atenção em vitrines (acho que tem muita gente fazendo errado por ai)  ela mostra clareza,detalhamento chama para ação .

Azul: Largamente utilizado em negócios pois  porque se mostra produtivo,  cria a sensação de segurança e confiança. Está relacionado com água e paz.

Laranja: Uma cor que chama a atenção , boa pra dizer “compre agora”  funciona muito bem com os compradores impulsivos! Representa uma marca amigável transmite alegria e confiança.

Verde: relacionada com saúde igualmente ao azul transmite tranquilidade.

Roxo: Associado  realeza, sabedoria e respeito.
Geralmente é usado em produtos de beleza e anti-idade .
Representa uma marca,produto ou serviço criativo,inteligente e imaginativo.
Um estudo chamado As Atribuições das Cores (Colour Assignments), desenvolvido por Joe Hallock, mostra que há clara preferência por algumas cores por cada gênero.
 
Esse é apenas uma pesquisa superficial sobre a influência das cores e vale mesmo a pena se aprofundar mais e descobrir as variantes das cores que vão surtir o mesmo resultado das cores primárias.
Partindo desse artigo espero que de agora em diante você fique mais atento nas cores e realmente dê a importância que elas merecem.
Gostou do artigo deixe seu comentário! gostaria de saber sua opinião a respeito.